Campo Pequeno recebe I Fórum Nacional da Tauromaquia



O primeiro Fórum Nacional da Cultura Taurina vai ser realizado no Campo Pequeno, em Lisboa, a partir do dia 12 deste mês, para dar a conhecer a arte e projetar o seu futuro, anunciaram hoje os promotores.



O fórum, composto por aulas teóricas, conferências e mesas redondas vai decorrer durante seis sábados consecutivos, até ao dia 16 de abril, por iniciativa do Grupo Tauromáquico Sector 1, o mais antigo do país.

"Apesar de ser dirigido a aficionados, é um evento aberto para o grande público que desconhece a festa. Queremos dar a conhecer o que é a tauromaquia, para além do que se passa numa praça de toiros", explicou hoje a presidente do Grupo Tauromáquico Sector 1, Patrícia Sardinha, em declarações à agência Lusa.

Além da captação de "novos públicos" para a festa brava, o fórum tem também como objetivo "lançar bases" para o futuro da tauromaquia em Portugal.

"A maioria dos temas a debater é a pensar no futuro. Queremos analisar os pontos em que estamos a falhar, o que podemos melhorar e lançar, acima de tudo, uma defesa forte da festa, com argumentos válidos e consistentes", disse.

O Grupo Tauromáquico Sector 1, fundado a 01 de maio de 1932, pretende ainda, através do evento, "dar formação" aos participantes e "fomentar o pensamento e a discussão" da tauromaquia portuguesa, facultando uma compreensão "mais aprofundada" da cultura taurina, nas suas componentes histórica e técnica.

Os promotores querem também debater os desafios que esta expressão artística enfrenta nos dias de hoje.

A "Tauromaquia e a sua relação às outras artes", "A promoção da tauromaquia no século XXI", "As preocupações de bem-estar animal na tauromaquia" ou a "História da tauromaquia portuguesa" são alguns dos temas que vão ser abordados durante o fórum.

O evento vai contar com a participação de vários nomes da tauromaquia portuguesa, como o matador de toiros Vítor Mendes ou os cavaleiros António Ribeiro Telles e Rui Salvador, além de personalidades de diferentes áreas da cultura, como Elísio Summavielle, Pedro Cabrita Reis, Alexandre Pomar, Maria Alzira Seixo e Henrique Cayatte.







Agência Lusa

Mensagens populares