PARABÉNS G. T. 'SECTOR1'!!!

Exmos. Sócios,

O nosso querido Grupo, cumpre hoje 82 anos de vida!!
É pois, um dia feliz, um dia de orgulho e um dia de Festa...

Apesar de ser o 1 de Maio, a data oficial da nossa Fundação, o nosso tradicional Jantar de Aniversário, será este ano comemorado no dia 23 de Maio, sexta-feira, e desde já TODOS estão convidados a virem partilhar esse momento connosco. Em breve enviaremos mais informações via e-mail ou CTT sobre esse evento.
Todavia, não queremos passar em vão o 1 de Maio, e como tal, pedimos a um consócio nosso, o exmo. sr. Joaquim Tapada, também ele a cumprir 82 anos em Outubro deste ano, que nos escrevesse um testemunho sobre o nosso querido Grupo.

A vocês caros sócios, ao 'Sector 1' e à nossa Festa dos Toiros...PARABÉNS!!!

A Direcção.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foi a 1 de Maio de 1932 que um grupo de ilustres aficionados fundou em Lisboa o GRUPO TAUROMÁQUICO "SECTOR 1" como um espaço onde se pudesse discutir e, ao mesmo tempo, fomentar a Festa de Toiros.

Deve-se pois a esses homens , de Alvaro Bossa da Veiga, Ernesto Costa, Fernando da Silva Baptista e João Crisóstomo Teixeira a Carlos Mega, Manuel Gonçalves da Silva, Pedro José Nogueira e João António Barbosa, a fundação de uma colectividade que marcaria de forma determinante a nossa Tauromaquia. Foram eles que após várias reuniões acordaram na designação do grupo e no seu tão significativo lema "pró toiros de morte", pois todos eles eram acérrimos defensores da corrida integral. Ao longo dos seus 82 anos de vida o Sector 1 tem sido realmente um baluarte da Festa, passando pelas suas listas de Corpos Gerentes distintos aficionados que mantiveram até hoje o Grupo numa posição de relevo, mau grado as vicissitudes por que tem passado que são o corolário da conjugação de muitos e complexos factores.

Através dos tempos o Sector 1 deu apoio a inúmeras iniciativas, apoiou novilheiros e matadores, teve uma escola de toureio, organizou festivais, tentas públicas, publicou logo no primeiro ano de existência uma interessante revista dirigida pelo reputado crítico Nizza da Silva, reapareceu sob a direcção de Luís Pimentel e mais tarde pelo Dr. António Pitta até chegar ao jornalista João Cabral Valente, organizou muitos eventos comemorativos, prestou diversas homenagens, criou uma vidioteca e possibilitou aos seus associados visitas a ganadarias. Pelas suas salas passaram as figuras de muito mérito.

Folheando o seu Livro de Honra pode ver-se a dedicatória do Prof. Dr. Egas Moniz, Professor Vitorino Nemésio, Conde de Barcelona, Embaizador do México, Emílio Puig, Vera Lagoa, Amália Rodrigues, João de Freitas Branco, Redondo Júnior, António Diaz Cañabate, José Maria Cossio e de figuras das arenas como Manuel Rodriguez "Manolete", António Cañero, Manolo Martin Vasquez, Diego Puerta, Manuel Mejias (El Papa Negro), Pepe e António Bienvenida, Carlos Arruza, Domingo Ortega, Conchita Cintron, Vitoriano de La Serna, Jaime Ostos, Pepe Luiz Vasques, Andrés Vasquez, Diamantino Vizeu, José Júlio, Mário Coelho, Vitor Mendes, Rui Bento Vasquez numa longa lista de gente ilustre que inclui portugueses, espanhois e mexicanos. 

Não se faz a história do prestigiado Grupo Tauromáquico "Sector 1", uma instituição tauromáquica muito importante que ao longo da sua vida tem tido dirigentes de muita afición e enorme gabarito intelectual. Nestas linhas pretendo apenas realçar uma instituição que é uma referência no campo social e no campo tauromáquico, quando comemor o 82º. aniversário. 

Sinto extrema felicidade de ser associado de uma instituição que foi fundada 5 meses antes de eu ter nascido.

Joaquim Tapada

Mensagens populares