Homenagem Póstuma a Joaquim Murteira Grave - Noite Grande!


'Sucesso', 'a justa homenagem' e 'Parabéns', foram as expressões mais repetidas e ouvidas ao final da noite em que se prestou Homenagem Póstuma a Joaquim Murteira Grave, por parte do nosso Grupo Tauromáquico 'Sector 1'.

O evento, que se dividiu em duas partes, Colóquio e Jantar, foi um sucesso quer de assistência quer de ambiente, com a presença de muitos ganaderos, toureiros, sócios, familiares e amigos, e onde todos se divertiram, desfrutaram e acima de tudo, relembraram a Figura daquele que foi 'o maior do seu tempo'.

A noite foi 'inaugurada' com as boas-vindas por parte da actual Presidente da Direcção, Patrícia Sardinha, a que se seguiu o Colóquio subordinado ao tema 'O Papel do Ganadero no Toureio a Pé', cuja soberba condução foi feita pelo crítico taurino João Queiroz, e bem abrilhantada pelas declarações dos Maestros Francisco Mendes e Francisco Ruiz Miguel, assim como do actual ganadero e filho do homenageado, Dr. Joaquim Grave. Houve ainda tempo para depoimentos pessoais, dos quais registamos o sempre atento fotógrafo taurino, Ricardo Relvas, a emotiva homenagem por parte de João Barradas (filho do saudoso José Tello Barradas, compadre e amigo de D. Murteira Grave), o ternurento depoimento da Srª Dª Maria Tereza Grave, e a mensagem do 'ausente' matador de toiros, e actual gestor taurino do Campo Pequeno, Rui Bento Vasquez.


O jovem fadista Gustavo Pinto Basto e seu pai, o conceituado fadista António Pinto Basto, estiveram também presentes nesta noite, adornando a homenagem ao falecido ganadero, que era também seu familiar, através de fados que na sua maioria tinham letras de Dª Mª Tereza. 



O repasto afagou o estômago às cerca de 120 pessoas presentes, pois a alma e o coração, esses estavam já repletos e saciados por uma noite de emoções, que culminou com a entrega de uma lembrança à matriarca da família Grave, após um breve discurso da Presidente do octogenário Grupo e de onde salientamos o que transcrevemos: "(...) Geralmente, achamos que as homenagens são justas quando feitas em vida. Talvez. Mas vejamos as coisas desta forma, prestar uma homenagem a alguém que já não se encontra entre nós, é não só, um acto de compromisso mas acima de tudo um acto de gratidão. E é por aquilo que Joaquim Murteira Grave nos deixou de herança na História da nossa Tauromaquia, que lhe estaremos eternamente gratos e hoje aqui, tantos reunidos. Como referiu o Maestro Francisco Mendes há uns meses numa entrevista: 'Joaquim Murteira Grave foi o maior do seu tempo!' E muito mais do que isso, não há a acrescentar. (...)


Uma noite inesquecível e de justíssima homenagem a D. Joaquim Murteira Grave!!




Mensagens populares